História

HISTÓRIA DA CANOAGEM


A canoagem nasceu na Groelândia e na língua local significa “barco de caçador”. 
A canoa era utilizada pelos esquimós principalmente para pesca. Na sua construção empregavam ossos de baleia, peles e tripas de focas. Existem registros do século XVI que dizem que índios americanos utilizavam canoas fabricadas com madeira e peles para retirar seu alimento dos rios e lagos.

A canoagem como é conhecida hoje tem influência de 1864, quando o escocês MacGregor percorreu os rios da Inglaterra com seu caiaque Rob Roy.
  O esporte adquiriu o seu espírito de nobreza quando participou dos famosos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, mantendo-se no cenário olímpico, desde então, na disciplina Velocidade.
Novamente na Alemanha, nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, a modalidade "Slalom" (águas brancas) apareceu como esporte de demonstração. Vinte anos depois nos Jogos Olímpicos de Barcelona e nos Jogos de Atlanta, o slalom teve sua presença válida no quadro de medalhas.
Hoje os modernos caiaques e canoas são construídos em resina de poliéster reforçada com fibra de vidro, em sua maioria, ou mesmo em resina epóxi com kevlar ou fibra de carbono, e ainda plástico injetado ou rotomoldado - polietileno.
No Brasil, a canoagem surgiu como esporte informal no ano de 1943, na cidade de Estrela - RS, através de um imigrante alemão chamado José Wingen, que construiu uma embarcação de madeira parecida com as que ele utilizava durante sua infância quando competia num clube da Alemanha. Mas foi nas décadas de 70 e 80 que a canoagem teve um avanço com a chegada dos primeiros caiaques em fibra de vidro trazidos da Europa e da Argentina.

A Confederação Brasileira de Canoagem foi fundada em 1988 e apesar de ser uma confederação relativamente nova já está conseguindo resultados expressivos na esfera internacional.




CANOAGEM VELOCIDADE





Disciplina da Canoagem presente há mais tempo no programa olímpico, a Canoagem Velocidade teve suas primeiras competições na metade do século XIX. A primeira organização a realizar disputas foi o Royal Canoe Club, fundada em 1866 na Inglaterra, sendo seguida pelo surgimento do New York Canoe Club, em 1871. Por volta de 1890, o esporte já era amplamente difundido por toda a Europa.
Em 1924, a Canoagem Velocidade dava dois passos importantes para se popularizar ainda mais: a fundação de sua federação internacional e a inclusão como esporte de demonstração no programa dos Jogos Olímpicos daquele mesmo ano, em Paris.
A entrada oficial aconteceu na edição seguinte, em Berlim, na Alemanha, com nove provas só para homens. As disputas femininas começaram em 1948, nos Jogos de Londres, com apenas um evento. Hoje são oito no masculino, e quatro no feminino.
A Canoagem Velocidade é disputada em águas calmas, em percursos balizados por boias em linha reta, com 1000, 500 e 200 metros de extensão. Os eventos são diferenciados pelo número de atletas nas embarcações – uma, duas ou quatro pessoas – e pelo tipo de barco utilizado: canoas ou caiaques.
As canoas, identificadas pela letra C, são barcos abertos, nos quais os competidores se apoiam sobre um dos joelhos e usam remos que têm apenas uma pá.
Identificados pela letra K (do inglês Kaiak), os caiaques possuem um espaço para que os competidores fiquem sentados enquanto remam utilizando um remo com duas pás que tocam a água de forma alternada, uma em cada extremidade do remo.
O objetivo é simples: terminar o percurso no menor tempo possível.
Fontes: 
http://www.rio2016.org/os-jogos/olimpicos/esportes/canoagem,
http://70point8percent.blogspot.com/2008_12_01_archive.html,
http://esportes.terra.com.br, 
http://www.marcolympics.org, 
http://lajeadors.blogspot.com/2011/05/estrela-rs-135-anos.html, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário