Parceria Poder Público

PARCERIA ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL E ASSOCIAÇÃO CACHOEIRA DE CANOAGEM E ECOLOGIA 

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, publicou o Decreto n° 034/2017, que regulamenta a Lei Municipal 13.204 de 14 de Dezembro de 2015, definindo os procedimentos específicos para parceria da Administração Pública com Organizações da Sociedade Civil, em conformidade com a Instrução Normativa do Executivo Municipal 001/2017. A Instrução Normativa 001/2017 está disponível no site da Prefeitura Municipal no link  http://cachoeiradosul.rs.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Instrucao-Normativa-001-2017-Lei-13019.pdf, bem como na Secretaria Municipal de Governo.

Segue abaixo os documentos referente à parceria através de Termo de Fomento entre a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul e a Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia.


PLANO DE TRABALHO APRESENTADO PELA ASSOCIAÇÃO CACHOEIRA DE CANOAGEM E ECOLOGIA - ACCE

PLANO DE TRABALHO

1. Dados Cadastrais

Entidade / Instituição: Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia - ACCE
CNPJ: 08.093.330/0001-80

Endereço (Rua, Bairro e CEP):
Rua Silvio Scopel n° 611 – Bairro Centro – CEP: 96.506-630

Cidade: Cachoeira do Sul
UF: RS

Banco: BANRISUL - 041
Agência: 0150
Conta Corrente: 41103446.0-9


E-mail da entidade:
canoagemcachoeira@hotmail.com

Página da internet (homepage):
www.accecanoagem.blogspot.com.br


Nome do responsável da entidade / instituição:
Edson Rogério Pereira Machado

CPF: 679.197.660-87
Telefone: (51) 998382516
Celular: (51) 998382516


E-mail: edsonrpm@hotmail.com

Endereço (Rua, Bairro e CEP)
Rua Senador Pinheiro Machado, 634, Bairro Centro, Cachoeira do Sul, RS  96506-630
2. Descrição do Projeto
Título do Projeto:
 Projeto Social Segundo Sol - Escola de Canoagem 2017
Período da Execução
Início
01/03/2017
Término
31/12/2017
Local da Execução do Projeto :
                 A Sede Central da Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia, ACCE, esta localizada na rua Silvio Scopel n° 611, Bairro Centro, Cachoeira do Sul, RS. Como as atividades desenvolvidas são de esportes náuticos são realizadas aulas em dois núcleos para atendimento de alunos da zona sul e norte do Município.
                  Na zona sul a ACCE desenvolve suas atividades junto ao Rio Jacuí, na rua Antônio Gomes de Campos n° 1605, Bairro Cristo Rei, com aulas de segunda-feira a sexta-feira  nos turnos da tarde. Na zona norte a ACCE desenvolve suas atividades junto ao Lago da ULBRA, na Av. Martinho Lutero S/N, junto ao Campus da ULBRA Cachoeira do Sul, às segundas-feiras, terças-feiras e quartas-feiras no turno da tarde.
Diagnóstico da situação atual :
O Projeto Social Segundo Sol Escola de Canoagem 2017 é uma iniciativa da Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia – ACCE que visa à parceria com a Prefeitura Municipal e a Sociedade Cachoeirense e tem o propósito de buscar a captação de recursos humanos, financeiros e materiais para dar continuidade e aprimorar as ações já desenvolvidas, conforme demonstradas no decorrer deste plano de trabalho.
Entende-se por Segundo Sol a segunda chance. Uma nova oportunidade. Utilizando-se a analogia de que o sol é essencial à vida e seu desenvolvimento, também as oportunidades de crescimento pessoal e social são fatores preponderantes ao bem estar dos indivíduos.
Infelizmente, nem sempre as oportunidades – os sóis sociais – brilham igualmente a todos. E é neste ponto que aflora a necessidade de agir em prol dos menos favorecidos. Aqui convergem as ideias e ações ao encontro de tais demandas, onde cada cidadão de bem pode fazer a sua parte.
A ACCE vem, desde 2006, executando projetos nas áreas sociais, esportivas e ambientais. O primeiro, chamado Projeto Plantar, teve início com a realização de trabalhos de recuperação ambiental aliado à conscientização ecológica. Uma das ações é a realização de trilhas ecológicas, já atingindo a participação de 2.300 crianças e adolescentes, onde é mostrada a importância cultural do Rio Jacuí para o município de Cachoeira do Sul, o assoreamento do rio em função da degradação da mata ciliar, o impacto negativo do lixo na natureza e demonstrações do esporte de canoagem. Além do cunho educativo da trilha, ainda há a prática do plantio de mudas nas áreas mais devastadas ao longo das margens do rio, totalizando até o momento 2.980 novas árvores.
Com este trabalho foi possível perceber o entusiasmo deste público diante das atividades educativas e culturais apresentadas. Daí surgiu à ideia de participar da rede de atendimento social local com da formação da Escola de Canoagem, onde se tornou possível partilhar conhecimento de forma atrativa e contínua buscando, além dos resultados anteriormente obtidos, ainda a socialização das crianças e adolescentes, com uma nova expectativa de vida através do esporte e da cidadania, propiciando a convivência em grupo, a ocupação do tempo ocioso, o cumprimento de horários e regras e o desenvolvimento cultural, físico e intelectual, além da valorização do Rio Jacuí.
O projeto-piloto da escola de canoagem teve início no ano de 2009, através de uma parceria com o COMDICA, atendendo inicialmente 25 crianças indicadas pela Rede de Parceria Social. As aulas aconteciam semanalmente, na sede da Associação com instrutores e monitores voluntários, com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento social oferecendo aos órgãos competentes a prática do esporte como um apoio para o menor em situação de vulnerabilidade social.
No decorrer destas atividades houve alta receptividade do público-alvo e a procura do esporte por crianças e adolescentes que não se enquadravam na descrição anterior, mas buscavam atividades esportivas e a participação no grupo.
O trabalho desenvolvido pela ACCE, que sempre objetivou em primeiro lugar o resgate de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, já vê em seus alunos a sua concretização. Muitos destes, sem perspectivas de um futuro promissor devido à falta de estrutura familiar, hoje são indivíduos dotados de valores essenciais ao seu pleno desenvolvimento, especialmente nas questões de cidadania e educação. São crianças que, com o apoio deste projeto social, seguiram ilesas aos riscos sociais a que estavam submetidas, hoje transcendem a fronteira menino-homem de bem.
A partir do cumprimento dos propósitos iniciais deste projeto surgiram consequências gratificantes: a formação de atletas capacitados física e tecnicamente para as diversas competições em níveis regionais, nacionais e internacionais. Este fato, aliado com a mobilização dos associados, da participação dos empresários locais e o apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, fez com que Cachoeira do Sul tenha representação nos Campeonatos Brasileiros de 2011, Curitiba, PR; 2012, Primavera do Leste, MT 2013, São Paulo SP; 2014, Curitiba, PR 2015 e 2016; com a conquista de títulos individuais e por equipe além de credenciar atletas para representar nosso país em conquistas internacionais.
Alunos da ACCE tiveram a oportunidade de dedicarem se ao esporte em sua forma mais ampla com destaque para o alto rendimento e através de suas participações e conquistas em campeonatos estaduais alcançaram campeonatos nacionais e consequentemente campeonatos internacionais como Sul Americano, Pan Americano, Campeonato Mundial e Copa do Mundo.
Como entidade de prática desportiva a ACCE colocou Cachoeira do Sul em um cenário de desenvolvimento de esporte olímpico na modalidade de Canoagem Velocidade trazendo para o município embarcações cedidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, COB, e Confederação Brasileira de Canoagem, CBCa, para o desenvolvimento da canoagem e paracanoagem o que além de representar mais oportunidade acrescenta qualidade ao trabalho desenvolvido. Para a manutenção e preservação destas embarcações olímpicas em sistema de comodato em nosso município é necessária a participação de atletas do Município no Campeonato Brasileiro da modalidade. A não participação além de descredenciar o município nos obriga a transferir os atletas cachoeirenses para representarem outros Municípios a fim de que os mesmos não sejam prejudicados em convocações nacionais e internacionais, bem como percam benefícios como o Programa Bolsa Atleta.
Identificação do Objeto:
                   Participação no Campeonato Brasileiro de Canoagem  e Paracanoagem Velocidade, que será realizado entre 31 de Agosto de 2017 e 03 de Setembro de 2017, na cidade de Curitiba, Paraná. A equipe deverá sair de Cachoeira do Sul, no dia 28 de Agosto, para realizar treinamentos na raia e ajustes de embarcações  no dia 29 de Agosto, quando acontecerá a Reunião Técnica, o retorno esta previsto para o dia 04 de Setembro de 2017. Para representar o município estimamos uma equipe de 20 pessoas entre atletas, treinadores, auxiliares e diretoria.

Justificativa da Proposição:
                    Tem-se ouvido muito sobre o crescente envolvimento de menores em práticas ilícitas e criminosas, sendo que a maioria destas crianças e adolescentes descende de famílias desestruturadas e de baixa renda, sem perspectivas de melhorias. Entidades e órgãos governamentais estaduais e nacionais, por sua vez, carecem de recursos e planejamento que possam atender às necessidades demandadas pela sociedade.
                   Observa-se que as ações efetivas são de caráter paliativo ou reativo no momento em que o jovem já foi atraído pela criminalidade, muitas vezes por vislumbrar aí seu meio de subsistência ou forma de sustento a sua família. Práticas como furtos, roubos, uso e comercialização de drogas ilícitas são vistos diariamente no meio jovem, noticiadas pelas mídias locais e regionais.
Diante desta situação, cabe à sociedade civil organizada, em parceria com entidades e órgãos públicos locais, a responsabilidade pelo desenvolvimento de ações que contribuam para a retirada deste público das situações de risco.
         Aliadas a esta necessidade, há as questões como a recuperação da mata ciliar, a neutralização do carbono, a reciclagem do lixo e a preservação dos recursos hídricos, amplamente divulgadas em tom alarmante em todo o mundo e que somente sairão do papel se houver ações concretas, também em níveis locais.
         Neste contexto e, no intuito de cumprir com seu propósito de contribuir de forma eficaz para que a comunidade tenha alternativas preventivas contra desvio comportamental destes jovens, a Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia – ACCE oportuniza a prática de esportes na modalidade canoagem, integrada à conscientização ecológica e cidadã a crianças e adolescentes desde 2008.
         Diante do trabalho já realizado e com resultados positivos superiores às expectativas iniciais do projeto social que vem sendo desenvolvido, este novo projeto justifica-se pela sua necessidade de continuidade e crescente desenvolvimento, dada a importância adquirida deste, no meio em que é realizado. Também se justifica em função da natureza do projeto, que vem a possibilitar a formação de atletas tecnicamente capacitados para desenvolver a modalidade esportiva já descrita, visto as conquistas de nossos atletas em provas estaduais, nacionais e internacionais.
        Os resultados alcançados fruto de treinamento, dedicação e apoio da comunidade cachoeirense, são uma meta para as crianças e adolescentes que participam do Projeto que treinam diariamente enfrentando dificuldades climáticas e uma estrutura básica de material para conquistar bons resultados e garantirem benefícios como Bolsa Atleta e buscar uma carreira profissional através do esporte, seja ela como atleta ou treinador como já acontece com alunos formados no Projeto. 
Valor Total do Projeto ou percentual atendido pelo Plano de Trabalho:
A participação no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2017 tem um custo estimado de R$ 20.000,00 (Vinte mil reais) o qual esta 100% atendido pelo Projeto.

Outras Fontes de Financiamento para o Projeto:
A participação no Campeonato envolve materiais de prova como barcos, coletes salva vidas, remos, numerais e uniformes os quais são custeados pela ACCE e demais apoiadores.
A quantos anos a entidade desenvolve este projeto?
A ACCE desenvolve suas atividades desde o ano de 2006, completando então 11 anos de atividades sociais, esportivas e ambientais, o atendimento a crianças e adolescentes de maneira sistemática iniciou no ano de 2009 e permanece de maneira ininterrupta.
Do total de beneficiados com o projeto quantos estão cadastrados no CADUNICO  (em percentual)?
O Projeto objetiva o atendimento de crianças e adolescentes, com um total de 60 alunos, dentre os quais 30% possuem o CADUNICO e são atendidos junto ao CRAS Frota o qual faz o acompanhamento do Projeto.

Das atividades do projeto em quantas há a efetiva participação da família (em percentual)?
O Projeto esta sempre a disposição dos alunos há sempre um encontro anual com as famílias, e em caso de necessidade há por parte do projeto ou da família realiza-se a visita na residência do aluno ou no local das atividades.
3. Plano de Execução(Meta, Etapa ou Fase)
Especificação
Indicador Físico
Duração
Unidade
Qtde
Início
Término
Participação no Campeonato Brasileiro de Canoagem e Paracanoagem Velocidade- 2017
Un
01
28/08/17
04/09/17


4. Especificação da Aplicação dos Recursos (em R$)
Natureza da Despesa
Valor em R$
Gasto em Cachoeira do Sul
3. Material de Consumo – Material de expediente, de reparos em barcos materiais de equipe e prova
R$ 500,00

6. Despesas com Locomoção – Transporte de equipes e barcos; hospedagem e alimentação.
R$ 18.500,00

11. Outros Serviços de Terceiro Pessoa Jurídica – Cadastros de atletas junto a CBCa
R$ 1.000,00

Total
R$ 20.000,00

5. Cronograma de Desembolso (R$)
Janeiro
R$ 0,00
Fevereiro
R$ 0,00
Março
R$ 0,00
Abril
R$ 0,00
Maio
R$ 0,00
Junho
R$ 0,00
Julho
R$ 0,00
Agosto
R$ 20.000,00
Setembro
R$ 0,00
Outubro
R$ 0,00
Novembro
R$ 0,00
Dezembro
R$ 0,00

6. Parâmetros de medição dos objetivos
Objetivo
Unidade
Quantidade
Participação no Campeonato Brasileiro de Canoagem e Paracanoagem Velocidade- 2017
Un
01

7. Equipe Profissional da Entidade
Tipo
Quantidade
- Voluntários
08
- Equipe de Apoio (limpeza, serviços gerais, serviços administrativos)
02
- Equipe Técnica  (para a atividade fim da entidade)
03

Local e Data

Cachoeira do Sul, 24 de Julho de 2017
Assinatura

Edson Rogério Pereira Machado – Presidente ACCE

JUSTIFICATIVA PUBLICADA PELA PREFEITURA MUNICIPAL EM 08 DE AGOSTO DE 2017 NO SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL



ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL
PRINCESA DO JACUÍ – CAPITAL NACIONAL DO ARROZ
GABINETE DO PREFEITO


JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2017

Processo Administrativo: 11.826/2017

Lei Autorizadora: Lei Municipal nº 4.492/2017, de 31 de julho de 2017.

Organização da Sociedade Civil: Associação Cachoeira de Canoagem e
Ecologia- ACCE, CNPJ nº 08.093.330/0001-80.

Objeto: Subvenção Social- Repasse de Recurso Municipal- Participação de 20
integrantes do Projeto Social Segundo Sol- Escola de Canoagem no Campeonato Brasileiro de Canoagem e Paracanoagem Velocidade, que será realizado entre 31de agosto de 2017 e 03 de setembro de 2017, na cidade de Curitiba, Paraná. A equipe é composta de atletas, treinadores, auxiliares e diretoria.

Vigência: 5 (cinco) meses a partir da data de assinatura do Termo de Fomento, até a prestação de contas da aplicação dos recursos.

Valor Global: R$ 20.000,00 (vinte mil reais)

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul torna pública a justificativa de inexigibilidade de chamamento público, cuja fundamentação se deu em razão do art. 31, inciso II, da Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, alterada pela Lei 13.204, de 14 de dezembro de 2015, conforme Processo Administrativo 11.826/2017, visando à formalização de Termo de Fomento junto à Entidade em questão, pela incidência de inviabilidade de competição entre as organizações da sociedade civil, decorrente da natureza singular do objeto da parceria, sendo a ASSOCIAÇÃO CACHOEIRA DE CANOAGEM E ECOLOGIA- ACCE, entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública, conforme Decreto 148/2009, com sede na rua Silvio Scopel n° 611, Centro, Cachoeira do Sul, RS, a única entidade no Município a desenvolver a prática esportiva de modalidade Canoagem Velocidade, configurando inequívoca relevância para execução do objeto proposto. A Associação possui convênio com o Executivo para representar Cachoeira do Sul em Campeonatos Nacionais desde o ano de 2012, representando Cachoeira do Sul nos Campeonatos Brasileiros de 2011, Curitiba, PR; 2012, Primavera do Leste, MT 2013, São Paulo SP; 2014, Curitiba, PR 2015 e 2016. A participação no Campeonato Nacional é obrigatória para a convocação de atletas do município em Campeonatos Internacionais, sendo que atletas cachoeirenses já representaram Cachoeira do Sul em competições internacionais como Sul-Americano, Pan-Americano, Campeonato Mundial e Copa do Mundo em países como México, Argentina, Chile, Uruguai, Portugal, Colômbia, Equador, Alemanha, Bielorrúsia, Estados Unidos da América e Romênia, conquistando 83 medalhas em eventos nacionais e 56 medalhas em eventos internacionais.

Ademais, o pretenso Termo de Fomento a ser formalizado tem por finalidade conceder subvenção social à Organização da Sociedade Civil em destaque, destinada a cobrir despesas de custeio, consoante com o disposto no inciso I, do § 3º, do art. 12, da Lei nº 4320, de 17 de março de 1964, e no art. 26 da lei
Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000.

Cachoeira do Sul, 07 de agosto de 2017.

Sergio Ghignatti
Prefeito Municipal


Nenhum comentário:

Postar um comentário